Aquecimento / Desumidificação

Num espaço de piscina interior, a higrometria ideal varia entre os 60% e os 65% de humidade relativa. Se for mais baixa o ar fica demasiado seco e não é agradável para os utilizadores, se for mais elevada o ar fica saturado e a atmosfera torna-se desconfortável.

A desumidificação é assim essencial para o conforto dos banhistas, mas é também primordial para a conservação do edifício onde se situa a piscina. O ar demasiado carregado de água favorece a formação de fungos que são prejudiciais para a estrutura do edifício, bem como as paredes, tetos etc. Favorece também o aparecimento de ferrugem nas estruturas metálicas, e no próprio ferro das estruturas de betão armado.

Para instalar uma piscina interior é necessário ter em atenção diversos parâmetros ligados á ventilação, desumidificação, aquecimento do ar e da água, materiais de isolamento e instalações de condutas apropriadas. Nas piscinas públicas estes parâmetros estão regulamentados, e o não cumprimento dos mesmos pode dar origem ao encerramento dos espaços.

Existem diversos modelos de desumidificadores, que podem ao mesmo tempo aquecer o ar, desde os mais simples chamados "de ambiente" aos mais sofisticados sistemas de centrais com condutas de insuflação do ar aquecido.

Bombas de Calor

A bomba de calor é o equipamento mais solicitado hoje em dia para aquecer a água das piscinas. Este equipamento permite aquecer piscinas públicas, privadas e desportivas, interiores ou exteriores. A bomba de calor permite uma troca de calor entre a temperatura do meio ambiente, e a água, fornecendo assim calorias numa relação 3 a 5 vezes superior ao seu consumo.

As bombas de calor comercializadas pela Pool House, são extremamente económicas em termos de consumo, estas bombas de calor por cada KW de energia consumida restituem até 5 para a água, (com a temperatura exterior superior a 10 graus), este "milagre" resulta do aproveitamento das calorias contidas no meio ambiente. Estas bombas de calor são bastante silenciosas, muito fáceis de instalar, e estão equipadas com um condensador em titânio, o que elimina qualquer risco de corrosão.